-
Arquitetos: Arquitetura Nacional
- Área: 2200 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Cristiano Bauce, Leonardo Finotti
-
Fabricantes: Casiere, CoWork Móveis Corporativos, Crosslam, Manjabosco Decor
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto de retrofit para a nova sede da Unicred, para 410 postos de trabalho, tem como ponto de partida reforçar a identidade da marca, com uso de cores claras, vegetação e materiais verdadeiros. O lugar escolhido para abrigar o projeto, um galpão de 2.200m2, antigo depósito de uma fábrica de cigarros, foi importante definidor das estratégias projetuais.
O espaço amplo, integrado, com pé direito alto e elementos como piso e teto interessantes foi explorado no seu melhor potencial. As pré-existências do galpão serviram como uma tela em branco para destacar os novos elementos do projeto. Volumes em CLT (cross laminated timber) foram criados para abrigar a recepção, salas de reuniões, diretoria, espaço de convivência, refeitório e as empresas fintech. Esses elementos, dispostos ao longo das estações de trabalho, criam as setorizações necessárias entre as equipes e criam novos espaços de estar e convívio. Eles também acabam trazendo uma escala mais humana e controlada a todo o ambiente.
Além disso, novas perspectivas visuais são criadas: um dos módulos, que possui acesso à sua cobertura, além do refeitório, acabam sendo espaços contemplativos para todo o edifício. Um ponto de destaque do projeto é a nova arquibancada em CLT, que serve para múltiplos usos.
O retrofit da fachada do edifício foi pensado de forma a trazer mais luz ao ambiente interno e ao mesmo tempo privacidade em relação ao lado externo. A fachada original, antes inteiramente fechada, foi recomposta por uma combinação de esquadrias de vidro, chapa expandida e brises metálicos, que criam um movimento muito interessante para a rua, tanto no nível do pedestre quanto dos veículos.
Um dos grandes desafios da obra foi a sua logística: os módulos de CLT, vindos de São Paulo, tinham todas as usinagens das infra estruturas já prontas e tiveram sua montagem finalizada in loco. Por isso, a precisão desses itens pré-moldados foi de grande importância. Todo o acompanhamento por parte do escritório aconteceu diariamente de forma remota por meio de mensagem e vídeo chamadas.